Aprendendo a arrumar as malas

07:37 Posted by: Denise Helena 0 comments

Madame que é Madame...adoooooora viajar, é sempre bom, desde que tudo seja planejado corretamente e a viagem não vire um programa de índio daqueles!

Uma das partes mais chatas, é a que talvez mereça maior atenção...arrumar as malas, hum... dá um trabalho.

Se você é do tipo que deixa tudo para a última hora e acaba esquecendo isso e aquilo ou coloca o guarda-roupa quase inteiro dentro da mala para não correr riscos, preste atenção nas dicas das especialistas no assunto. É possível organizar tudo com calma, de acordo com o local de destino (calor ou frio) e ainda combinar as peças para montar looks diferentes. Tudo sem exageros.


É claro que cada um tem seu estilo mas, em linhas gerais, a consultora de moda Ana Pasternak, de São Paulo, sugere optar por peças de cores neutras para a parte de baixo do look e peças que permitam sobreposições na parte de cima. Assim fica mais fácil fazer composições sem perder muito tempo, e repetir peças combinadas com outras. "Um blazer, tanto para mulher como para homem, é uma peça neutra que pode combinar com várias roupas", acrescenta a consultora Renata Tranjan, da Egger & Tranjan Home Management.

Os acessórios são boas opções para variações de look, por isso não se esqueça deles na hora de arrumar a mala. Cachecóis, lenços, cintos e colares são ótimos para renovar a combinação, dando outra cara ao mesmo visual. "A vantagem é que não ocupam muito espaço na mala", diz Ana. Para malas de viagem de negócios, a consultora de moda é mais organizada ainda: "Fotografo todas as opções de looks, separo e embalo em pacotinhos com a foto de cada um pronto, de acordo com cada evento", ensina Ana. Renata lembra que, se você vai ficar hospedado num hotel, a vida social é mais intensa. "No café-da-manhã, geralmente coloca-se uma roupa que seria a mesma de algum passeio no período da manhã, depois tem passeio da tarde e jantar à noite. Se houver espaço na mala, podemos pensar em três trocas de roupas. Caso contrário, simplesmente duas", aconselha.


Como arrumar

Sapatos - Coloque-os em sacos de TNT ou de tecido microperfurado. Para sapatos que amassam, ponha a meia dobrada em forma de bolinha por dentro do calçado. Na mala, vão por baixo de tudo ou em nichos que se formam no final.

Underwear - Em saquinhos de tecido próprio, disponíveis nos mais diversos estilos (de bordados em ponto cruz até os mais simples, do tipo zip lock). Organize sempre em conjuntos. Para sutiãs e biquínis com bojo, gire uma das partes e encaixe, formando peça única, para não amassar.

Bijoux - Em uma caixa plástica pequena com divisórias.

Saco de roupa suja - Dobre do modo oriental, enrolando até formar uma bandeirinha.

Casacos - Guarde-os do avesso, com uma manga dentro da outra, esticado no comprimento da mala por baixo de tudo. "Quando levo apenas um casaco, carrego na mão", diz a consultora Ana Pasternak.

Roupas pesadas - "Gosto de colocá-las no final da mala, como calças compridas no abertas no sentido do comprimento, para evitar não amassar", ensina a consultora Renata Tranjan.

Écharpe e cachecol - Arrume como rolinhos para acomodar nos nichos que sobram entre as roupas dentro da mala.

Material líquido - Acomode em saco plástico, mesmo dentro da nécessaire.

Nécessaire - A consultora de moda Ana Pasternak aconselha dividir em três volumes. Uma nécessaire fica para apetrechos de banho (xampu, condicionador, sabonete, hidratante etc.). A segunda, para rosto e cuidados gerais (protetor solar, creme para noite, maquiagem, escova de dentes, fio dental, pente). "Para homens, inclua um kit para fazer a barba", recomenda Ana. E a terceira unidade destina-se à emergência (remédios, cera depilatória em papelote, pinça, lixa de unha, um esmalte clarinho, absorvente).


Estação define a mala

Para organizar a mala, é preciso pensar na temperatura que vai fazer no local de destino. Tanto para mulheres quanto para homens, as consultoras sugerem um "enxoval" que vale a pena ter em mãos na hora de organizar a mala, seja para os dias frios, seja para o calor. Mas, vale lembrar que sua mala não precisa conter exatamente o que está nas listas abaixo - trata-se apenas uma boa base para começar a se organizar. Mude e adapte roupas, sapatos e acessórios conforme seu guarda-roupa e sua criatividade.

Mulheres - para uma semana no calor

Underwear

4 biquínis (pode substituir 1 biquíni por 1 maiô),
2 saídas de praia
1 boné,
1 chapéu
1 chinelo ,
1 sandália baixa,
1 sandália alta,
1 tênis
2 vestidos curtos,
1 vestido longo
4 tops (blusas)
1 saia
1 shorts ou bermuda
1 bolsa de praia
1 calça pantalona de seda, linho ou outro tecido leve
3 conjuntos para praticar esportes1 tricô meia estação (casaquinho)


Para quinze dias, some mais

1 biquíni,
2 vestidos e
3 tops

Homem - para uma semana no calor

Underwear
1 chinelo,
1 tênis,
1 sapato esportivo tipo mocassim
4 sungas
3 bermudas
4 camisetas
1 camiseta pólo
1 camisa
1 capri ou calça, dependendo do estilo
1 jaqueta jeans
1 boné


Para quinze dias, some mais

2 bermudas,
3 camisetas e 1 calça


Mulher - para uma semana no frio

Underwear, incluindo meias e leggins nas cores preta, marrom e uma colorida
1 maiô preto
1 chinelo,
1 tênis,
1 bota marrom e
1 sapato de salto grosso preto
3 conjuntos esportivos com um casaco comum a todos
2 jeans, um mais claro boot e um mais escuro reto
1 calça fashion: boyfriend (folgada e com gancho mais baixo, parecida com modelos masculinos), carrrot (larga nos quadris e estreita nos tornozelos) em tecido xadrez ou preto
2 minissaia jeans
2 shorts jeans
2 vestidos
2 blusas de manga curta (para sobrepor ou usar por baixo)
2 blusas de manga longa
2 tricôs
1 casaco pesado para com combinar com tudo
1 bolsa pequena preta
1 bolsa marrom para todo dia
Cintos e acessórios: cachecol, golinha de lã, luvas, bijoux, boina, chapéu


Para quinze dias, inclua mais um vestido e quatro blusas

Homem - para uma semana no frio
Underwear
1 sunga
1 chinelo
1 tênis,
1 bota esportiva ou sapatênis
2 bermudas e uma calça em tecido tecnológico
1 jeans
1 calça cargo em veludo (opcional)
3 camisetas
1 camiseta manga longa
1 manga longa pólo
1 camisa
1 tricô
1 casaco pesado
cachecóis e boné

Para quinze dias, aumente o número de blusas.
Fonte: Mulher/Terra

Nenhum comentário: