Limpeza facial feita em casa

02:56 Posted by: Denise Helena 0 comments

Com a mudança das estações é particularmente indicada a limpeza de pele. Elimina as células mortas, favorece a oxigenação dos tecidos, faz penetrar melhor os cremes hidratantes e nutriente para compensar o stress do verão e prepara a pele para enfrentar o frio e o vento.

Mas como organizar no nosso banheiro um tratamento facial completo?

Limpeza ao vapor, esfoliante tonificante e máscara hidratante deixando de lado a esteticista.
Ferva dois litros de água em uma panela grande e adicione:


50g de folhas de urtiga para peles impuras,
50g de flores de camomila para pele seca/sensível.

Coloque tudo em uma bacia e faça como se fosse uma mini sauna para o rosto, cubra a cabeça com uma toalha para criar um ambiente fechado, em modo que apenas o rosto aproveite o vapor.
Resistam pelo menos 5-10 minutos (Madames fazem sacrifícios também…) depois disso, aconselho a quem tem prática de eliminar os pontos pretos ajudando-se com um pedaço de papel (nunca a mãos nuas, se arrisca uma infecção), ou ainda, para quem não tem habilidade pode esfregar uma esponja nos pontos críticos, nariz, queixo, como um leve peeling, favorecendo a remoção dos pontos pretos.

A água do vapor pode ser usada como loção tônica:


molhe um pedaço de algodão e aplique com regularidade ao rosto, ou ainda, molhem uma gaze grande e aplique diretamente no rosto.

Depois do vapor pode ser feito um scrub tonificante - indicado para peles normais - composto de:


1 colher de argila,
1 colher de iogurte,
1 colher de óleo de grãos e uma pitada de sal fino ou açúcar.
Fazendo uma massagem, apliquem o creme obtido no rosto, insistindo na testa, nariz e queixo, depois lave com água morna.

Finalmente, se passa ao nutrimento da pele com uma máscara a base de nata e mel.


Misture em um pote 2 colheres de mel com 2 colheres de nata líquida e aplique o composto sobre a pele. Deixe agir por pelo menos 20′ e depois lavem alternando água morna e fria.

Nenhum comentário: